sábado, 3 de maio de 2008

MP alguma coisa

Vc já reparou como as pessoas estão cd vez mais adeptas ao uso de aparelhos de som do tipo "MP alguma coisa", na rua?
Outro dia eu estava na estação de trem e vi tres meninas descendo as escadas p/ a plataforma, a tres estavam juntas, mas duas delas usavam fones de ouvido e uma não...elas nao conversavam entre si, e nem poderiam, pois os fones impediriam duas delas de participar da conversa e se a outra começasse a falar sozinha correria sério risco de ser interpretada como esquizofrênica... Entao comecei a olhar a minha volta e reparei q oito entre dez pessoas usavam os tais fones... Isso me deixou intrigada, pensei: "o q ta acontecendo? O q levaria a maioria das pessoas a usar esses aparelhos nas ruas? Pensei em várias respostas p/ essa pergunta...pode ser p/ não ouvir barulhos irritantes q as cidades produzem como buzinas de carros, apitos de fábricas ou até mesmo gritos de vendedores ambulantes q teimam em atrapalhar nosso sono durante a viagem de trem... Pode ser por modismo, afinal as pessoas costumam copiar atitudes umas das outras como se nao tivessem certeza se suas próprias são aceitáveis... Mas observando cada uma dessas pessoas, q parecem presas em seu próprio mundo, enquanto ouvem sons q são só seus, pensei q o principal objetivo é o isolamento... afinal se vc está c/ fones já passa a idéia de q não está p/ conversas... Até mesmo amigos q caminham juntos usam desse artifício...eu, particulamente acho falta de educação... Será isso é reflexo do individualismo q vivemos? Será medo de contato? Será autoafirmação do tipo " tenho meu MP 3 e nao preciso de ninguem"?
Não sei, só sei q isso faz aumentar a solidão...

5 comentários:

**Nanda** disse...

OI CALU, MUITO BEM COLOCADA A IDÉIA DOS FONES, MAS NA MINHA OPNIÃO ACHO QUE É APENAS UM PASSATEMPO DURANTE A VIAGEM ... ENQUANTO OUVEM SUA MUSICA, PENSA NAS COISAS BOAS QUE ACONTECE NA VIDA DELE, E ASSIM O TEMPO PASSA VOANDO ... COMO DIZ O VELHO "DEITADO" RS ... "QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA ...". BEIJOS

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

Olha concordo com o que a Nanda diz, só que também cada pessoa tem seu motivo...

É claro isso é um reflexo da sociedade, em partes também é uma "moda", afinal não é de hoje que jogadas de marketing e principalmente pelo fácil acesso aos MP's que temos hoje, e sua facilidade de carregar por nosso dia-a-dia...

É de se notar que realmente o individualismo das pessoas cresce mais a cada dia...
O fato dos MP's também contribuem com isso...
A Internet ¬¬ é uma dessas coisas também... tem gente que não dialoga pessoalmente, mas se sente mais a vontade quando está digitando em frente a sua telinha.

É o mundo moderno, estamos nos mecanizando e nem percebemos...
Ainda bem que existem espaços como este criado recentemente pra mostrar que podemos colocar em cheque questões atuais e que poucas pessoas gostam de abordar.

Ao invés de fazer como nossa gloriosa mídia!
É maravilhoso o show que eles fazem com um caso que envolve uma família q tem certa influencia na sociedade... como gostam de fazer um barulho a toa...¬¬

Dúvido que se eu for assaltado ou por um acaso morrer "depois de terem me jogado de um prédio", eu vá aparecer na televisão e vão estender esse caso por uma semana inteira...
A elite que manipula os meios de comunicação são um germe para o desenvolvimento crítico da população...
sem comentários... ¬¬

Anônimo disse...

Excelente conclusão da pesquisa Carmem!
Então...,eu acho que o motivo do uso desses aparelhos depende da ocasião e da pessoa que está usando..., Eu muitas vezes saio de fone no ouvido quando realmente não estou afim de ouvir nem falar nada..., assim como muitas vezes também uso apenas pra passar o tempo ou me divertir, ou seja, a ocasião define o motivo do uso.
Muitas pessoas usam não só os MP's mas varios outros tipos de tecnologias para se isolar do mundo e se trancar em um espaço onde só cabe a si mesmo e mais nada.O individualismo excessivo é uma armadilha, uma ilusão que faz as pessoas se acharem auto-suficientes;As mais absurdas tecnologias que surgem a cada dia acabam, muitas vezes, distanciando seres humanos de outros seres humanos, o que é ridiculo,pois pessoas precisam de pessoas...
E com os modismos, todo mundo quer fazer o que a maioria esta fazendo, ai a coisa se espalha como um parasita...,o modismo leva ao comodismo...
O Individualismo é uma consequência do nosso mundo capitalista.Os métodos de isolamento (como os Mp's) absorvem cada vez mais o lado sociável das pessoas...,
Enfim, quem gosta de música usa um MP3 pra curtir e se divertir. E quem quer se isolar do mundo, também usa um MP3 para facilitar o processo. É aquilo, o que define o uso é o que a pessoa procura usando, o que à leva a usar.
Por exemplo: Um faca serve para cortar uma laranja, assim como serve para tirar a vida de uma pessoa...

Abraço Carmem!

Existir disse...

Lululu iuhu!!!!!!!!!

Depois que li seu texto tenho observado muitos tipos de usuários de fones de ouvidos, inclusive alguns que devem estar à beira da surdez pq colocam o volume tão alto que quem está ao lado pode ouvir perfeitamente.
Concordo com vc, acho que esta postura reflete mesmo o isolamento, mas não apenas o isolamento propositado e principalmente a solitude, o fato de estarmos sós mesmo em meio a multidões, a minha grande dúvida é: com o que as pessoas preenchem seu silêncio interior? Com pensamentos ou com funk?

Beijos queridíssima!!!!!
Eu amo viu!!!!!!!!!!!!!!