domingo, 18 de maio de 2008

Como esquecer alguém

Joguei no google: "como esquecer alguém", na esperança de encontrar uma fórmula pronta, tal qual uma receita de bolo que te diz quais os ingredientes usar, como misturar e pronto, tá feito! Mas não encontrei... Encontrei sim, outras pessoas, que como eu, procuram essa tal fórmula que receio nao existir.
Minha esperança é que alguém, um dia, invente uma máquina como aquela do filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", se bem que, no filme, não adiantou apagar os rastros de uma pessoa na mente da outra, mas quem sabe comigo desse certo?
Já tentei fazer isso sozinha, apagar alguém da minha mente, mas por mais que eu me esforce para não pensar, há sempre uma música, um lugar, um perfume, que me faz lembrar. Outras vezes são gestos de outras pessoas que são idênticos àqueles de alguém que tentamos esquecer, o jeito de sorrir, de olhar, uma palavra... No entanto, existem outras pessoas que esquecemos tão facilmente, que passam por nossa vida e nada deixam que valha a pena ser lembrado, talvez se conseguíssemos entender o que faz com que esqueçamos essas, pudéssemos aplicar o método às outras que não conseguimos arrancar de nossas vidas. Tá certo que as primeiras não devem ter sido importantes ao ponto de lembrarmos delas, mas o que faz com que uma pessoa seja mais importante que outra em nossa vida? Se eu quero esquecê-la é porque ela já não deve ser tão relevante assim... Então porque eu não consigo???
Bem, só resta me conformar com o fato de que, plagiando o Teatro Mágico, "Vou lembrar de você só enquanto eu respirar..."

3 comentários:

Anônimo disse...

É Carmem..., dessa vez o assunto é mais complexo...,aliás, tudo que relaciona mente e coração é né...
Eu acho que é aquela velha história, isso está fora de nosso alcance, tão mais fácil seria se a gente podesse escolher quem guardar no coração e mente e quem jogar fora deles;Nesses casos, realmente parece que tem alguém desenhando nossas vidas neh...,(Aproveitando pra citar o Teatro Mágico também..., "Por que é que o Mar não se apaixona por uma lagoa? Por que a gente Nunca sabe de quem vai gostar?")...
Mas é bem assim mesmo, A gente nunca sabe o por que que algumas pessoas são tão importantes pra nós e realmente fazem parte da nossa história, a gente realmente não escolhe de quem vai gostar e vai lembra "enquanto respirar..."
Eu não creio que tenha uma fórmula pra esquecer pessoas que queremos deletar de nossa memória, apenas acho que as vezes, para deletar alguém o qual a lembrança nos imcomoda devemos encontrar alguem que preencha a vaga que ficará, talvez o que tenha que haver é uma substituição, como uma troca de Ator de uma historia, que terá o mesmo papel do anterior(mas com um roteiro diferente, claro!)

Bjos Carmem!

Felipe disse...

Ótimo assunto Carmem!
Boa observação Rodrigo!

Bem como esquecer alguém?!?!
realmente fórmulas não existem para essa questão...

Esquecer por um tempo alguém e reativar lembranças com uma música com algumas palavras que encadeadas relembram um momento, é o que mais acontece, e são coisas tão simples, coisas que em menos de um segundo ampliam algo que realmente marcou nossas vidas...

É doloroso romper com valores que estão cristalizados dentro de nós...


Mas existem meios para esquecer temporariamente do passado, Um bom exemplo foi o que o rodrigo falou, uma pessoa pode "tomar o lugar da outra" desde que você não queira que ela preencha exatamente o lugar da pessoa anterior...

O grande problema do ser-humano é viver e se prender as coisas que ele crê q fazem sentido a sua vida...
Ele se entrega totalmente para aquilo e quando vê está parecendoo um garoto que sempre foi mimado como que quis na vida... sempre teve tudo q queria praticamente nas mãos e quando passa dessa fase e se vê de frente com a vida acaba não suportando uma decepção e se entrega a um vício, a depressão e até acaba se suicidando...

Nosso grande problmea é lidar com decepções...
As coisas e os momentos tem uma variedade de significados para nós...
adequar este significado ao intelecto é dever nosso...
ainda que elementos simbólicos representem um aspecto afetivo fortíssimo... e que nossas vidas acabem fortemente marcadas por determinados acontecimentos e pessoas...
é possível que mudemos nossa percepção sobre as coisas...
que acrecentemos novos valores á nossas vidas...
que ressaltemos os momentos ons sim...
sempre...

e que vejamos que ainda q seja doloroso relembrar d passado...
ainda que você esteja abalado emocionalmente devido a algum acontecimento específico...
saiba que sem este acontecimento...
você não despertaria valores e nem os descobriria se estivesse dentro do campo onde você se julgava feliz, o seu "Refúgio"...

Se a lembranças lhe atormentam então ressalte o que você é hoje faça o que tem vontade de fazer!
mantenha valores que lhe façam ser alguém cada dia melhor!

e ViVa o presente...
o passado já se foi e pouco tem a nos acrescentar agora...
ele é somente paginás viradas de lições aprendidas e lições que serão aprendidas no futuro...


A vida é hoje as lembranças são do ontem...

A liberdade é a maior conquista do homem... todo homem busca ter liberdade... o problema é que quando ele a adquire não sabe como lidar com ela...

como jah diria Jean-Paul Sartre
"Estamos condenados á Liberdade..."

então que tal aproveitar sua liberdade mudar sua visão sobre a vida e fazer novas escolhas?



fecho o comentário com O Teatro Mágico também
husahuuhsa

"Eu não sei
na verdade quem eu sou...
já tentei calcular o meu valor...
e sempre encontro um sorriso e o meu paraíso é onde estou...
porque a gente é desse jeito criando conceito pra tudo que restou..."

joice.santos disse...

Oi Lú,
Passei para te parabenizar , pelo seu blog,e dizer que você é muito boa,ótima para escrever...
Que te abençoe sempre para que você possa ajudar á muita gente...
Um grande bj