terça-feira, 17 de junho de 2008

Perdão...

Por quê é mais facil perdoar um estranho do que alguém que se ama?
Outro dia uma senhora pisou no meu pé...doeu...doeu muito... salto agulha, sabe? Eu gritei: "aaaaaaaiiiiiiii!!!" E fiquei com uma vontade enorme de classificar todos os seus antepassados, mas ela se virou para mim com aqueles olhos de culpa e me pediu perdão...eu engoli todos os palavrões que já estavam prestes a sair, sorri de volta e respondi: "não foi nada...", mas foi! Foi um belo de um pisão que doeu até a alma... então por quê eu a perdoei instantaneamente? Por que nao consigo perdoar aquela pessoa a quem eu amo tanto e perdôo uma simples desconhecida na rua?
Bom, eu me fiz essa pergunta e fiquei a pensar nela por alguns dias, acho que encontrei uma possível resposta e por isto estou aqui para escrever a minha teoria, que sei lá se é minha mesmo ou é tão óbvia que eu só poderia ter chegado nela... lá vai:
Eu nao consigo te perdoar porque te amo, se não fosses importante para mim, eu nem me lembraria da sua existência, nem me daria conta que você me magoou profundamente, ou melhor, você nem teria conseguido me magoar...
Quando eu penso que talvez eu não seja importante pra você, dói mais que pisão de salto agulha, e se eu nao sou importante pra você, não faço falta na sua vida, e se não faço falta na sua vida, pra que te perdoar??? Só porque você é para mim? Só porque você me faz falta?
Não! Eu nao te perdôo!
Quem sabe, um dia, quando você nao for mais importante para mim, eu consiga te perdoar... porém aí, o perdão nao terá mais sentido... :/

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Carmenzita! Excelente pensamento! Muito bom mesmo! Esse acaba de se tornar o meu favorito do seu blog! =D

Então..., a respeito do texto, acho o seguinte:
Nós sempre esperamos mais de quem amamos..., Quem é importante pra nós tem um peso emocional muito grande em tudo, principalmente na hora de desenvolver um perdão...
Às vezes alguém que não ocupa "espaços" especiais em nossas vidas comete algo que poderia nos magoar mas acabamos perdoando fácil, isso por que esse ser não tem importancia nem força suficiente para nos abalar tanto..., não há magoas grandes por que não há amor grande...,não há amor pra ser ferido, Não há o que cobrar quando não temos sentimentos nobres na relação com a pessoa, é tudo mais fácil por que não é profundo, é superficial e banal..., aí o perdão se torna algo até espontâneo, é um simples ato de desculpar..., um "social"...
Agora, quando alguém que amamos e tem um significado muito grande pra gente nos fere, o perdão é algo muito mais complicado por que envolve uma relação mais profunda, mais presente.Esperamos e precisamos mais de quem amamos, e por isso dói tanto um erro de alguém que, na nossa lei, não tinhao direito de errar ou nos ferir.Quando o Amor é grande a decepção é maior ainda, pois quanto maior o espaço que o um determinado afeto ocupa no coração, maior será a área afetada por uma possível desilusão..., maior será a decepção, e consequentemente, menos simples um perdão...
De uma forma ou de outra, perdoar sempre será um ato que para ser realizado precisaremos abrir mão de muitas coisas como orgulho, medos de novos erros e até mesmo de alguns principios e padrões que impomos a nós mesmos...
Perdoar exige coragem de aceitar um erro ou uma falha que nos machucou e nos prejudicou..., perdoar não é esquecer totalmente o ocorrido...(isso nem dá...), perdoar, às vezes, é aceitar e reconhecer o erro que te causaram, lembrar da condição humana que nos condena (ninguém está imune a precisar de perdão um dia...)e abrir mão de coisas complicadas mas necessárias pro processo. Nada é mais lindo e digno quando o tamanho do amor que foi ferido supera a ferida causada. Talvez a cura esteja em deixar um pouco mais de amor entrar pra um pouco mais de amor sair...
É claro que cada situãção tem sua itensidade..., cada um sabe e sente as poças e as falhas que tem em seu coração..., por isso os graus de dificuldade sempre variam...,afinal,só nós sabemos o verdadeiro fundamento e motivos das lágrimas que derramamos e dos sorrisos que entregamos...(Meus motivos só eu sei, das vezes que sorri e das muitas outras que chorei...)
...

Concluindo metaforicamente, Perdorar nem sempre é a cura pra ferida causada, nem sempre irá eliminá-la..., Mas com certeza é o "metiolate" que assegura o processo rumo a "Vida mais leve..., mais feliz..., mais amor"


;D

Felipe disse...

Como sempre sem palavras né!

Minha tia e suas reflexões de situações cotidianas!


Demais não vou repetir o que você o RodrigoO disseram e pontuaram tão sabiamente!



Realmente perdoar alguém que se ama é muito difícil...
O sentimento que se adquire de certa pessoa não tem explicação...
E é por isso mesmo que é difícil de perdoar...
Difícil mas não impossível...

"Perdoe ainda que as marcas e máguas perdurem...
seja condolente, pois quando precisar ser perdoado, talvez carregues uma expressão mais amena...
A qual será vanguarda garantida para melhores dias

Viva a vida...
não se atenha a páginas viradas...
no futro pouco importarão...
a reflexão será mais eficaz e sábia...
porém poderá não ter a mesma intensidade se não "lida" com curiosidade..."


Lima dos Santos
;P


:p